sábado, 4 de abril de 2015

Gestão de Pessoas

aula do dia 11/03/15

Benefícios e serviços




Algumas definições de benefícios

  • Benefícios: Constituem pagamentos financeiros indiretos oferecidos aos funcionários. Incluem saúde e segurança, férias, pensões, planos de educação, descontos em produtos da companhia, etc. 
  • Benefícios sociais: São as facilidades, conveniências, vantagens e serviços sociais que as empresas oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhes esforços e precupações. Constituem a chamada remuneração indireta concedida a todos os empregados, como uma condição de emprego, independentemente do cargo ocupado, em conjunto com a chamada remuneração direta que é o salário específico para o cargo ocupado, em função da avaliação do cargo ou do desempenho do ocupante. 
  • Benefícios : Representam a compesação financeira indireta através de recompensas e serviços proporcionados pela organização, além dos salários, como: pagamentos legalmente impostos pela previdência social, seguros, planos de aposentadoria, pagamento por tempo não trabalhado, pagamento de bônus baseados no desempenho, e os custos de serviços relacionados com alimentação, transporte, etc. 

Origens dos planos de benefícios

  1.  Competição entre as organizações na disputa de talentos humanos, seja para atraí-los como mantê-los.
  2. Uma nova atitude das pessoas quanto aos benefícios sociais.
  3. Exigências da legislação trabalhista e previdênciária. 
  4. Exigências dos sindicatos e dos contratos coletivos de trabalho.
  5. Impostos atribuídos às organizações que passaram a localizar e explorar meios lícitos de deduções de suas obrigações tributárias.
  6. Necessidade de contribuir para o bem-estar dos funcionários e da comunidade. 

Tipos de Benefícios Sociais

1- Quanto à sua exigibilidade legal:

Os planos de benefícios podem ser classificados em legais ou espontâneos, conforme sua exigibiliade legal.

Benefícios legais: são os benefícios exigidos pela legislação trabalhista ou previdênciária, ou ainda por convenção coletiva entre sindicatos. Os principais benefícios legais são:

  • Férias;
  • 13º salário
  • Aposentadoria;
  • Seguro de Acidentes do Trabalho;
  • Auxílio doença;
  • Salário Família;
  • Salário Maternidade;
Alguns desses benefícios são pagos pela organização. enquanto outros são pagos pelos órgãos previdênciários.

Benefícios espontâneos: são benefícios concedidos por mera liberalidade da empresa, já que não são exigidos por lei, nem por negociação coletiva.

  • Gratificações;
  • Refeições subsidiadas;
  • Transporte subsidiado;
  • Seguro de vida em grupo;
  • Empréstimos aos funcionários;
  • Assistência médico-hospitalar diferenciada mediante convênio;
  • Complementação de aposentadoria ou planos de seguridade social

2- Quanto à sua natureza:

Os planos de benefícios podem ser classificados em monetários ou não-monetários, conforme sua natureza.

Benefícios monetários: são concedidos em dinheiro, geralmente através da folha de pagamento e gerando encargos sociais deles decorrentes. 

Benefícios não-monetários: são os benefícios não financeiros oferecidos na forma de serviços, vantagens ou facilidades para usuários. 

3- Quanto aos seus objetivos

Benefícios assistênciais: visam promover o funcionário e sua família de certas condições de segurança e previdência em casos de imprevistos ou emergênciais, muitas vezes, fora de seu controle ou de sua vontade.

Benefícios recreativos: visam proporcionar ao funcionário condições físicas e pscicológicas de repouso, diversão, recreação, higiene mental ou lazer. Em alguns casos, esses benefícios se estendem à família do funcionário.

Planos supletivos: visam proporcionar aos funcionarios certas facilidades, conveniências e utilidades para melhorar sua qualidade de vida.


Benefícios Flexíveis - prós e contras

Prós:

  1. Os funcionários escolhem o pacote que melhor satisfaça às suas necessidades pessoais.
  2. Os benefícios flexíveis ajudam a empresa a adaptar-se às necessidades mutáveis de uma força de trabalho mutável.
  3. Aumentam o envolvimento dos funcionários e suas famílias e melhoram a compreensão dos benefícios.
  4. Planos flexíveis permitem a introdução de novos benefícios a um custo menor. A nova opção é meramente adicionada como mais uma ampla variedade de elementos a serem escolhidos.
  5. Limitam os custos, e a organização tem a melhor forma de aplicação do seu dinheiro. Os funcionários escolhem dentro dessa limitação.
Contras

  1. Os funcionários podem fazer escolhas inadequadas e sentir-se não cobertos para emergências previsíveis.
  2. Os custos e a carga administrativa aumentam.
  3. A seleção é adversa - os funcionários escolhem apenas os benefícios que usam. A consequente utilização elevada de um benefício pode aumentar seu custo.


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