domingo, 22 de fevereiro de 2015

Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade - aula do dia 19/02/2015

Toyotismo 



O Toyotismo é um modelo de produção industrial  japonês idealizado por Eiji Toyoda , que foi difundido no mundo a partir de 1970. 
A característica principal desse modelo é a flexibilização da produção,ou seja, adequar a estocagem do estoque dos produtos conforme a demanda; ao contrário do Fordismo que que defendia a máxima acumulação dos estoques.
Outro ponto importante desse sistema, é a diminuição da oferta de empregos, já que um mesmo empregado realiza diversas funções. Isso ampliou o desemprego no setor secundário da econômia (setor das indústrias) e transferiu a mão de obra para o setor terciário (setor de serviços), onde os empregados se concetram mais na distribuição das mercadorias de que propriamente em sua produção.

Kaizen 

O termo Kaizen vem do japonês e significa melhoria contínua, seu propósito é o aprimoramento diário e constante, visando sempre o aumento da produtividade, eliminando disperdícios, tanto de tempo, quanto de itens de produção. Seu objetivo é humanizar as relações e com isso aumentar a produtividade. 
Ao contrário do Fordismo no Toyotismo foi utilizada a prática do Kaizen. No Fordismo o funcionário era mecanizado e treinado para executar suas funções automáticamente sem o uso da lógica, já no Toyotismo o funcionário aplica o conceito da melhoria contínua, utilizando a lógica e ficando mais qualificado em sua função. 


Just In Time 


A tradução é livre do termo é  "em cima da hora". Just In Time é um modelo que funciona com base na combinação entre os sistemas de fornecimento de matérias-primas, de produção e de venda. Assim, apenas a quantidade de matéria-prima necessária é utilizada para a produção de determinada quantidade de mercadorias, que deve ser realizada em um prazo estabelecido, que geralmente é muito curto. 
Com a adoção do JIT, as fábricas economizam dinheiro e espaço na estocagem de matérias-primas e mercadorias, além de agilizar a produção e a circulação. 


Índices de defeito 

Partes por milhão ou ppm é a unidade de medida utilizada para medir os índices de defeito da produção de uma empresa. No passado a unidade utilizada era a porcentagem, porém na atualidade não acontecem tantos erros em uma produção. 



Bibliografia

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