Gestão da Produção - Introdução
O que é produção?
É a área de uma organização responsável por transformar todas as entradas disponíveis em saídas desejadas, de acordo com o planejamento estratégico da mesma atendendo aos anseios de seus clientes.
O que é Gestão da Produção?
- Maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços.
- É o gerenciamento estratégico dos recursos escassos, de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços, visando atender às necessidades e/ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes.
- É o estudo de técnicas e conceitos aplicáveis à tomada de decisões nas funções de produção (empresas industriais) e operações (empresas de serviços).
O que é um sistema?
"Sistema é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função." (Oliveira, 2010)
Componentes dos sistemas
- Entradas (Insumos) : envolve a captação e reunião dos elementos que entram no sistema para serem processados.
- Processamento ( Transformação) : envolve processos de transformação que convertem os insumos (entrada) em produtos (saídas)
- Saídas (resultados) : envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final.
- Feedback ou retroalimentação (medidas de desempenho): envolve dados obtidos sobre o desempenho de um sistema
- Controle (avaliação) : envolve a monitoração da saída para determinar se um sistema está atingindo seus padrões de desempenho.
- Objetivo: razão de ser do sistema.
O que faz um sistema?
Um sistema recebe insumos e produz resultados através de um processo organizado de transformação.
Sistema de administração de produção
Sistema de apoio à tomada de decisões, táticas e operacionais referentes as questões logísticas básicas como:
- O quê?
- Quanto produzir e comprar?
- Quando?
- Com que recursos?
para atingir os objetivos estratégicos da organização.
Administração da produção eficaz proporciona:
- Fácil fluxo de consumidores;
- ambiente limpo e bem projetado;
- disponibiliza bens suficientes;
- dimensiona-se um quadro de funcionários sufuciente para atender os consumidores e repor os estoques;
- pratica-se um padrão de qualidade apropriado;
- permite um fluxo contínuo de ideias para melhorar o desempenho de suas operações.
Níveis de Funções da produção
Estratégico
- novas tecnologias (do produto, do processo)
- explorador de tecnologia
- voltados para o cliente
- alta tecnologia voltada para o cliente
- custo mínimo
- capacidade das instalações
- localização das instalações
- recursos humanos
Tático
- arranjo físico das instalações
- projeto e medida do trabalho
- previsão de demanda
- planejamento agregado- equilíbrio entre demanda e produção.
Operacional
- Programação e controle da produção
- Administração de projetos
- controle de estoques - lote econômico; demanda independente
- escolha do sistema para o planejamento das necessidades de material
- controle estatístico
- medida de produtividade
Conceito de Produtividade
Frederick W. Taylor (final do séc. XIX) - Considerado o pai da Administração Científica
Produtividade = output / input
Output: Medida quantitativa do que foi produzido, como quantidade ou valor das receitas provenientes da venda dos produtos e/ou serviços finais.
Input: Medida quantitativa dos insumos, como quantidade ou valor da matérias-primas, mão-de-obra, energia elétrica, capital, instalações, prediais, etc.
Alguns fatores determinantes da produtividade:
- Relação Capital x trabalho
- Escassez de recursos
- Mão de obra
- inovação e tecnologia
- restrições legais
- fatores gerenciais
- qualidade de vida
Formas de se melhorar a produtividade
1- Produzir mais output usando o mesmo nível de inputs
2- Produzir a mesma quantia de output usando menor níveis de inputs
3- Produzir mais output usando menor níveis de inputs
Diferenciais competitivos
Maneiras pelas quais a empresa procura diferenciar-se da concorrência:
- Custos
- Qualidade
- Prazo de entrega
- Flexibilidade
- Inovação
- Produtividade
Papel estratégico da Produção:
- Apoio para a estratégia empresarial;
- Implementação da estratégia empresarial;
- Impulsão da estratégia empresarial.
Bibliografia:
SLACK, N., CHAMBERS., JOHNSTON , R., Administração da Produção.
2ª edição, São Paulo: Atlas, 2002
- Capítulos I e II
Nenhum comentário:
Postar um comentário