aula do dia 05/03/15
Abordagens da qualidade:
- Transcedente
- Baseada no produto
- Baseada na produção
- Baseada no consumidor
- Baseada no valor
Transcedente
Segundo este enfoque, qualidade seria sinônimo de beleza, atratividade e excelência nata.
ex: marca, criação do design do produto para atender determinado mercado.
Baseada no produto
Se o produto realiza aquilo que se espera, ele tem qualidade. Esta abordagem vê a qualidade como uma variável precisa e mensurável e também na diversidade de algumas características adicionais que agregam valor ao produto.
Baseada na produção
Se o produto está dentro das normas e especificações do projeto do produto/serviço na sua fase produção, o produto tem qualidade.
Baseada no consumidor
É o reflexo das preferências do consumidor. Se o consumidor estiver satisfeito o produto tem qualidade.
Baseada no valor
Desempenho ou conformidade a um preço aceitável.
Com base nestas 5 abordagens David Garvin desenvolveu as 8 dimensões da qualidade:
Desempenho:
- características operacionais básicas
- aceleração, manejo, velocidade, conforto
- o desempenho depende da aplicação
- lâmpada, automóvel
Características
- são adereços
- suplementam a função básica do produto
- difíceis de diferenciar
- afetada por preferências pessoais
Confiabilidade
- reflete a probabilidade de falha
- necessita que o produto seja usado
- importante quando os custos de falha são altos
- no caso de equipamentos é fundamental
Conformidade
- grau em que o produto está conforme os padrões pré-estabelecidos
- conformidade com as especificações
- grau de variabilidade em torno do valor nominal da especificação
Durabilidade
- medida da vida útil
- o conserto é impossível ou a manutenção não é econômica
- garantia da durabilidade
Atendimento
- tempo para o reestabelecimento das condições normais
- reclamações formais
- redução no tempo de resposta ( A Caterpillar entrega uma peça em qualquer lugar do mundo em menos de 48 horas)
Estética
- aparência do produto
- questão de julgamento pessoal
- uniformidade nas classificações
- pesquisa de opiniões
Qualidade percebida
- inferências
- imagens
- propaganda
- marca
- reputação
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