Gestão da Qualidade - Aula 03
A qualidade não está presente somente na indústria, todos processos devem ser feitos com perfeição.
Qualidade Total
é uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de programas, ferramentas e métodos aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, com o objetivo de atender as exigências e satisfação dos clientes.
- Normas ISO 9000;
- Zero defeitos;
- Círculo de controle da qualidade;
- Just In Time/Kanban;
- Manutenção produtiva total;
- Total Quality Improvement TQI;
- Total Quality System TQS;
- Total Quality Program TQP;
- Total Quality Transformation TQT;
- Company Wide Quality Control CWQC;
- Total Quality Management TQM;
- Sistema de garantia da qualidade;
Todos esse processos são aplicados ao mesmo tempo em uma empresa para que a gestão da qualidade aconteça de forma correta.
Sua Majestade: O cliente
- Cada vez mais sofisticados e sensíveis ao preço, não têm tempo e querem uma conveniência;
- São menos susceptíveis a marcas do fabricante e aceitam marcas genéricas e do varejo;
- Têm altas expectativa de atendimento;
- Têm cada vez menos fidelidade ao fornecedor.
Conceitos sobre qualidade
"Qualidade é ausência de deficiência" (Juran)
"Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário." (Feigebaum)
"Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações." (Crosby)
"Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente." (Deming)
"Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor." (Ishikawa)
Bibliorafia:
http://www.apostilasdaqualidade.com.br/o-que-e-qualidade-total/
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