terça-feira, 11 de agosto de 2015

Infraestrutura Aeroportuária - Histórico da Aviação

A evolução do transporte aéreo não pode ser tratada como uma simples sequência de eventos. Seu inter-relacionamento e a compreensão do seu desenvolvimento podem subsidiar o setor na identificação de possíveis problemas para o futuro.  Eis uma versão resumida do histórico, com os principais fatos: 


Fase de nascimento -  época do pioneirismo, da aventura, o voo era novidade e atraía multidões, tendo balões e hidroaviões como principais meios de voo, não havia padrões aéreos a serem utilizados, qualquer descampado ou área livre servia para pouso.


  • 1890 -  Leopoldo da Silva tenta organizar uma empresa de transporte aéreo com balões no Brasil; 
  • 1903 -  Irmãos Wright, em Norfolk, realizam o primeiro vôo do mais pesado que o ar;
  • 1906 -  Alberto Santos-Dumont com seu 14-Bis vence concurso na França, plaina e aterrissa com seus próprios meios. Primeiro aeroplano;
  • 1912 - Início do transporte aéreo comercial, com dirigíveis, organizado pelo Conde de Zeppelin. Foram 19.100 passageiros até 1913. DELAG - primeira companhia aérea comercial. Tentativas de estabelecimento de uma linha de balões para servir à Bacia Amazônica (Nelson Guillobel);
  • 1919 - Primeira linha regular de passageiros: Key West (Flórida) e Havana com hidroaviões Liberty, 160 km cobertos em 90 minutos. Na Europa, a primeira ligação internacional regular: Londres-Paris, em bom tempo, diário com 8 passageiros e 3 tripulantes. Fundada a IATA por 6 companhias em Haia. Dessas pioneiras, hoje, resta a KLM;
  • 1925 -  Contratada a Companhia Brasileira de Empreendimentos Aeronáuticos para exploração da linha Recife-Jaguarão. A Compagnie Generale d'Entreprises Aeronautiques realiza voos comerciais Rio-Buenos Aires-Rio em 7 dias. Inicia-se a implantação da infraestrutura aeronáutica no Brasil pela Latécoere que, nove anos depois, foi incorporada à Air France;
  • 1927 -  Fabricada pela Ford Motor Co. a primeira aeronave destinada ao uso comercial de passageiros (trimotor Tin Goose). Fundada a VARIG. A Latécoere inicia a linha ToulouseBuenos Aires. Fundada a empresa Sindicato Condor, depois Cruzeiro, que foi incorporada à VARIG;
  • 1931 -  Primeiro vôo do CAM, depois CAN, ligando Rio-São Paulo. Criado o DAC - Decreto 19.920;
  • 1934 - Ligação Brasil - Europa com dirigíveis. Fundada a VASP: início da linha aérea Marte-Ponta do Calabouço (Santos-Dumont) com os Junkers de 17 lugares;


Fase da Infância - Os avanços tecnológicos decorrentes dos esforços de guerra fizeram as aeronaves voarem mais rápido e requisitarem cada vez mais estrutura de terra. Nesta fase os padrões aeroportuários variavam freneticamente, levando um projeto de um aeroporto rapidamente à obsolescência: 





  • 1936 - Inaugurado o Aeroporto de Congonhas;
  • 1939 - 1945 – Prejuízos às companhias aéreas nacionais que utilizavam material alemão. Melhorias nos aeródromos desde o Amapá até o Rio Grande pelos norteamericanos;
  • 1941 – Criação do Ministério da Aeronáutica; 
  •  1944 – Criação da ICAO em Chicago; 
  • 1946 – Fundação desordenada de dezenas de empresas áereas aproveitando as sobras da guerra;
  • 1958 – FAA estabelece-se para regulamentação do espaço aéreo, certificação de pessoal e equipamentos nos Estados Unidos;
  • 1959 – Caravelle da VARIG liga Buenos Aires à Nova Iorque (dezembro); 
  • 1960 – Iniciado com o B707 a ligação: Londres-Los Angeles. Introdução dos jatos no transporte comercial traz problemas para os aeroportos, muitas cidades deixam de ser servidas. Concomitantemente, governo brasileiro incentivando a indústria automobilística e rasgando estradas pelo Brasil;  


Fase da adolescência -  A crise do petróleo muda o panorama industrial e tecnológico na busca de alternativas de energia. Nota-se uma inversão dos papéis, a indústria aeronáutica preocupa-se em atender às restrições do mercado e ao nível de sua infraestrutura, visam-se aspectos de economia, segurança e de proteção ao meio ambiente. Observa-se nessa fase, na MATURIDADE, preocupações da indústria com os aviônicos, com os novos materiais que se adequam a perfis aerodinâmicos mais eficazes e com os motores em termos de eficiência e de menor poluição sonora. São modelos que se compatibilizam com os aeroportos implantados. 


  •  1970 – Fundada a EMBRAER; 
  • 1972 – Criada a INFRAERO para administrar aeroportos do Brasil; 
  • 1975 – Criado um modelo para a Aviação Regional no Brasil. Inaugurado o Aeroporto Internacional de Manaus;  1977 – Inaugurado o novo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro; 
  • 1983 – Criada comissão para coordenar pesquisas no setor, CCPIAR, na DIRENG. Inaugurado o Aeroporto Internacional de Confins, Belo Horizonte; 
  • 1985 – Inaugurado o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos; 
  • 1986 – IV CONAC inicia a eliminação do regime de indexação e encerra a fixação de preços e tarifas; 
  •  1989 – Entrada da Transbrasil e da VASP no mercado internacional com ligações regulares;
  • 1999 – Criado o Ministério da Defesa (fim do Ministério da Aeronáutica). Primeira licitação para construção (e posterior transferência/operação) pela iniciativa privada do TPS 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos; 



Fase Adulta - Uma nova fase, a da OPORTUNIDADE. Afinal, os mercados dos países desenvolvidos e a competitividade global voltam a exigir aeronaves com um desempenho mais arrojado. Estudam-se equipamentos para vôos orbitais, fazendo ligações como Tóquio-Nova Iorque, Londres-Sydney em menos de 3 horas. Porém, continua a imagem de se adequar uma nova geração de aviões que possa ser operada nos grandes aeroportos já existentes. Hoje, somente no Japão, ousa-se estudar a implantação de um espaçoporto, no caso para Tóquio. Os NLA (New Large Aircraft) associam indústrias de países diferentes com o objetivo de satisfazer a um mercado já disponível. Mas, a maior movimentação se encontra no meio das companhias aéreas diante de uma conjuntura cada vez mais liberalizada. Empresas se associam buscando mercados e aumentos de produtividade. Grandes alianças se formam. Os acontecimentos de 11 de setembro de 2001 causam grande impacto na aviação. Uma crise sem precedentes estanca novos projetos. Megaempresas pedem concordata. Empresas low-cost passam a ganhar mercados. O A380, primeiro NLA, vira realidade em 2008. Adaptações em grandes aeroportos voltam a se tornar necessárias. A Boeing corre atrás do prejuízo com seu B747-800.



  • 2001 – Entrada em serviço da Gol, empresa aérea regular que atua como low-cost. Interrompido o serviço da Transbrasil; Atentado terrorista no WTC em Nova Iorque estanca crescimento do transporte aéreo; 
  •  2004 – Interrompido o serviço da VASP; ,
  • 2005 – Criada a ANAC; 
  •  2006 – Grande crise da VARIG. Surge a nova VARIG. Maior acidente aéreo no Brasil gera a crise conhecida como Apagão Aéreo; 
  •  2007 – Nova VARIG sai da Star Alliance. Gol adquire a VARIG; Brasil escolhido para sediar Copa da FIFA em 2014; 
  •  2008 – Altos preços do combustível. Surge a Azul; 
  •  2010 – TAM na Star Alliance; 
  • 2011 – Criada a Secretaria da Aviação Civil (vinculada à Presidência da República) para planejar o setor. Efetuado o primeiro processo de licitação à Iniciativa Privada (SGA); 
  • 2012 – GRU, VCP e BSB passam a ser geridos pela Iniciativa Privada; 
  •  2013 – GIG e CNF passam para concessão privada; 
  •  2014 – TAM, como LATAM, passa para a Oneworld. GRU, BSB e VCP inauguram novas instalações.  





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