A evolução do transporte aéreo não pode ser tratada como uma simples sequência de eventos.
Seu inter-relacionamento e a compreensão do seu desenvolvimento podem subsidiar o setor na
identificação de possíveis problemas para o futuro. Eis uma versão resumida do histórico, com os principais fatos:
Fase de nascimento - época do pioneirismo, da aventura, o voo era novidade e atraía multidões, tendo balões e hidroaviões como principais meios de voo, não havia padrões aéreos a serem utilizados, qualquer descampado ou área livre servia para pouso.
- 1890 - Leopoldo da Silva tenta organizar uma empresa de transporte aéreo com balões no Brasil;
- 1903 - Irmãos Wright, em Norfolk, realizam o primeiro vôo do mais pesado que o ar;
- 1906 - Alberto Santos-Dumont com seu 14-Bis vence concurso na França, plaina e aterrissa com seus próprios meios. Primeiro aeroplano;
- 1912 - Início do transporte aéreo comercial, com dirigíveis, organizado pelo Conde de Zeppelin. Foram 19.100 passageiros até 1913. DELAG - primeira companhia aérea comercial. Tentativas de estabelecimento de uma linha de balões para servir à Bacia Amazônica (Nelson Guillobel);
- 1919 - Primeira linha regular de passageiros: Key West (Flórida) e Havana com hidroaviões Liberty, 160 km cobertos em 90 minutos. Na Europa, a primeira ligação internacional regular: Londres-Paris, em bom tempo, diário com 8 passageiros e 3 tripulantes. Fundada a IATA por 6 companhias em Haia. Dessas pioneiras, hoje, resta a KLM;
- 1925 - Contratada a Companhia Brasileira de Empreendimentos Aeronáuticos para exploração da linha Recife-Jaguarão. A Compagnie Generale d'Entreprises Aeronautiques realiza voos comerciais Rio-Buenos Aires-Rio em 7 dias. Inicia-se a implantação da infraestrutura aeronáutica no Brasil pela Latécoere que, nove anos depois, foi incorporada à Air France;
- 1927 - Fabricada pela Ford Motor Co. a primeira aeronave destinada ao uso comercial de passageiros (trimotor Tin Goose). Fundada a VARIG. A Latécoere inicia a linha ToulouseBuenos Aires. Fundada a empresa Sindicato Condor, depois Cruzeiro, que foi incorporada à VARIG;
- 1931 - Primeiro vôo do CAM, depois CAN, ligando Rio-São Paulo. Criado o DAC - Decreto 19.920;
- 1934 - Ligação Brasil - Europa com dirigíveis. Fundada a VASP: início da linha aérea Marte-Ponta do Calabouço (Santos-Dumont) com os Junkers de 17 lugares;
Fase da Infância - Os avanços tecnológicos decorrentes dos esforços de guerra fizeram as aeronaves voarem mais rápido e requisitarem cada vez mais estrutura de terra. Nesta fase os padrões aeroportuários variavam freneticamente, levando um projeto de um aeroporto rapidamente à obsolescência:
- 1936 - Inaugurado o Aeroporto de Congonhas;
- 1939 - 1945 – Prejuízos às companhias aéreas nacionais que utilizavam material alemão. Melhorias nos aeródromos desde o Amapá até o Rio Grande pelos norteamericanos;
- 1941 – Criação do Ministério da Aeronáutica;
- 1944 – Criação da ICAO em Chicago;
- 1946 – Fundação desordenada de dezenas de empresas áereas aproveitando as sobras da guerra;
- 1958 – FAA estabelece-se para regulamentação do espaço aéreo, certificação de pessoal e equipamentos nos Estados Unidos;
- 1959 – Caravelle da VARIG liga Buenos Aires à Nova Iorque (dezembro);
- 1960 – Iniciado com o B707 a ligação: Londres-Los Angeles. Introdução dos jatos no transporte comercial traz problemas para os aeroportos, muitas cidades deixam de ser servidas. Concomitantemente, governo brasileiro incentivando a indústria automobilística e rasgando estradas pelo Brasil;
Fase da adolescência - A crise do petróleo muda o panorama industrial e
tecnológico na busca de alternativas de energia. Nota-se uma inversão dos papéis, a indústria
aeronáutica preocupa-se em atender às restrições do mercado e ao nível de sua infraestrutura,
visam-se aspectos de economia, segurança e de proteção ao meio ambiente. Observa-se nessa
fase, na MATURIDADE, preocupações da indústria com os aviônicos, com os novos materiais que
se adequam a perfis aerodinâmicos mais eficazes e com os motores em termos de eficiência e de
menor poluição sonora. São modelos que se compatibilizam com os aeroportos implantados.
- 1970 – Fundada a EMBRAER;
- 1972 – Criada a INFRAERO para administrar aeroportos do Brasil;
- 1975 – Criado um modelo para a Aviação Regional no Brasil. Inaugurado o Aeroporto Internacional de Manaus; 1977 – Inaugurado o novo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro;
- 1983 – Criada comissão para coordenar pesquisas no setor, CCPIAR, na DIRENG. Inaugurado o Aeroporto Internacional de Confins, Belo Horizonte;
- 1985 – Inaugurado o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos;
- 1986 – IV CONAC inicia a eliminação do regime de indexação e encerra a fixação de preços e tarifas;
- 1989 – Entrada da Transbrasil e da VASP no mercado internacional com ligações regulares;
- 1999 – Criado o Ministério da Defesa (fim do Ministério da Aeronáutica). Primeira licitação para construção (e posterior transferência/operação) pela iniciativa privada do TPS 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos;
- 2001 – Entrada em serviço da Gol, empresa aérea regular que atua como low-cost. Interrompido o serviço da Transbrasil; Atentado terrorista no WTC em Nova Iorque estanca crescimento do transporte aéreo;
- 2004 – Interrompido o serviço da VASP; ,
- 2005 – Criada a ANAC;
- 2006 – Grande crise da VARIG. Surge a nova VARIG. Maior acidente aéreo no Brasil gera a crise conhecida como Apagão Aéreo;
- 2007 – Nova VARIG sai da Star Alliance. Gol adquire a VARIG; Brasil escolhido para sediar Copa da FIFA em 2014;
- 2008 – Altos preços do combustível. Surge a Azul;
- 2010 – TAM na Star Alliance;
- 2011 – Criada a Secretaria da Aviação Civil (vinculada à Presidência da República) para planejar o setor. Efetuado o primeiro processo de licitação à Iniciativa Privada (SGA);
- 2012 – GRU, VCP e BSB passam a ser geridos pela Iniciativa Privada;
- 2013 – GIG e CNF passam para concessão privada;
- 2014 – TAM, como LATAM, passa para a Oneworld. GRU, BSB e VCP inauguram novas instalações.
Veja como era viajar na época de ouro da aviação: http://revistaembarque.com/miscelanea/veja-como-era-viajar-de-aviao-na-era-de-ouro-da-aviacao/
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