domingo, 16 de agosto de 2015

Modalidade e Intermodalidade - Modal Ferroviário

Modal Ferroviário 




  • Introdução
A ferrovia é basicamente um transportador de longo curso e de baixa velocidade para matérias-primas (carvão, madeira, produto químicos) e para produtos manufaturados de baixo custo (alimentos, papel e produtos florestais) e prefere mover cargas completas. 

  • Informações
O sistema ferroviário nacional é o maior da América Latina, em termos de carga transportada, atingindo 162,2 bilhões de TKU (tonelada quilômetro útil), em 2001. Totaliza 29.706 quilômetros, concentrando-se nas Regiões Sul, Sudeste e Nordeste, atendendo parte do Centro-Oeste. 

  • Ministério do Transporte 
ANTT ( Agência Nacional do Transporte Terrestre) 
ANTF ( Associação Nacional do Transporte Ferroviário)


Serviço Ferroviário 

Existem duas formas legais:

  1.  comum, público
  2. privado 

  • Comum ou público
Vende seus serviços a todos os embarcadores e é normatizado pelos regulamentos econômicos e de segurança das agências governamentais com inerência sobre o setor. É principalmente de carga completa. 

  1. Empresas concessionárias
Recebe concessão do governo para realizar serviços públicos. 

Transporte de passageiros: empresas públicas
Transporte de carga: concessionárias


  • Privado
Servem exclusivamente aos respectivos proprietários, não necessitam de regulamentação econômica. 


  • Responsabilidade das Concessionárias 
São responsáveis por construir, operar e manter toda a infraestrutura relacionada à sua operação (vias férreas, estações e os pátios). 

  • Decisões
  1. Estratégicas: ampliação da malha ferroviária, aquisição e renovação de material rodante. 
  2. Táticas: programação de trens, alocações de locomotivas e vagões.
  3. Operacionais: despacho e circulação de trens, circulação de vazios.

Principais Ferrovias Americanas:

  • Union Pacific (UP);
  • BNSF (Bulington Northern Santa Fé);
  • Canadian Pacific;
  • CSX Transportation;
  • Norfolk Southern (NS)

Dados EUA

  • 220 mil km de linhas;
  • 30 milhões de vagões movimentados;
  • Receita: US$ 40 bilhões/ano

Principais Ferrovias Brasileiras

  • Noroeste;
  • Ferroban;
  • ALL;
  • MRS
  • FCA;
  • EFVM;
  • CFN

Dados Brasil 

  • 7ª do mundo em carga transportada;
  • 28 mil km de malha ferroviária;
  • 305,8 milhões de toneladas de carga foram transportadas em 2000;
  • Receita: R$ 2,3 bilhões
  • Possui ligações com Argentina, Paraguai e Uruguai.

Vantagens desse modal:

  • Capacidade de transportar grandes quantidades de uma só vez, o que ajuda a reduzir custos;
  • Não há problemas de congestionamentos;
  • Manutenção é mais barata

Desvantagens desse modal

  • Diferença na largura de bitolas;
  • Menor flexibilidade no trajeto;
  • Necessidade de maior transbordo

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