Modal Ferroviário
- Introdução
A ferrovia é basicamente um transportador de longo curso e de baixa velocidade para matérias-primas (carvão, madeira, produto químicos) e para produtos manufaturados de baixo custo (alimentos, papel e produtos florestais) e prefere mover cargas completas.
- Informações
O sistema ferroviário nacional é o maior da América Latina, em termos de carga transportada, atingindo 162,2 bilhões de TKU (tonelada quilômetro útil), em 2001. Totaliza 29.706 quilômetros, concentrando-se nas Regiões Sul, Sudeste e Nordeste, atendendo parte do Centro-Oeste.
- Ministério do Transporte
ANTT ( Agência Nacional do Transporte Terrestre)
ANTF ( Associação Nacional do Transporte Ferroviário)
Serviço Ferroviário
Existem duas formas legais:
- comum, público
- privado
- Comum ou público
Vende seus serviços a todos os embarcadores e é normatizado pelos regulamentos econômicos e de segurança das agências governamentais com inerência sobre o setor. É principalmente de carga completa.
- Empresas concessionárias
Recebe concessão do governo para realizar serviços públicos.
Transporte de passageiros: empresas públicas
Transporte de carga: concessionárias
- Privado
Servem exclusivamente aos respectivos proprietários, não necessitam de regulamentação econômica.
- Responsabilidade das Concessionárias
São responsáveis por construir, operar e manter toda a infraestrutura relacionada à sua operação (vias férreas, estações e os pátios).
- Decisões
- Estratégicas: ampliação da malha ferroviária, aquisição e renovação de material rodante.
- Táticas: programação de trens, alocações de locomotivas e vagões.
- Operacionais: despacho e circulação de trens, circulação de vazios.
Principais Ferrovias Americanas:
- Union Pacific (UP);
- BNSF (Bulington Northern Santa Fé);
- Canadian Pacific;
- CSX Transportation;
- Norfolk Southern (NS)
Dados EUA
- 220 mil km de linhas;
- 30 milhões de vagões movimentados;
- Receita: US$ 40 bilhões/ano
Principais Ferrovias Brasileiras
- Noroeste;
- Ferroban;
- ALL;
- MRS
- FCA;
- EFVM;
- CFN
Dados Brasil
- 7ª do mundo em carga transportada;
- 28 mil km de malha ferroviária;
- 305,8 milhões de toneladas de carga foram transportadas em 2000;
- Receita: R$ 2,3 bilhões
- Possui ligações com Argentina, Paraguai e Uruguai.
Vantagens desse modal:
- Capacidade de transportar grandes quantidades de uma só vez, o que ajuda a reduzir custos;
- Não há problemas de congestionamentos;
- Manutenção é mais barata
Desvantagens desse modal
- Diferença na largura de bitolas;
- Menor flexibilidade no trajeto;
- Necessidade de maior transbordo
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